segunda-feira, 11 de julho de 2016

Qual é o correto: ele constrói ou ele construi?


O verbo construir, no presente do modo indicativo, possui duas opções de conjugação para o tu, o ele e o eles e, no imperativo afirmativo, possui duas opções de conjugação para o tu.
Portanto, a resposta para a pergunta do título é: as duas possibilidades estão corretas!
Tanto se pode dizer ele constrói como ele construi.

Veja, a seguir, a conjugação o verbo construir, com as duplas possibilidades de conjugação destacadas em negrito e itálico.


Modo Indicativo

Presente  

eu construo
tu constróis
construis
ele constrói
construi
nós construímos
vós construís
eles constroem
construem

Pretérito Perfeito 

eu construí
tu construíste
ele construiu
nós construímos
vós construístes
eles construíram

Pretérito Imperfeito  

eu construía
tu construías
ele construía
nós construíamos
vós construíeis
eles construíam

Pretérito Mais-que-Perfeito 

eu construíra
tu construíras
ele construíra
nós construíramos
vós construíreis
eles construíram

Futuro do Presente 

eu construirei
tu construirás
ele construirá
nós construiremos
vós construireis
eles construirão

Futuro do Pretérito 

eu construiria
tu construirias
ele construiria
nós construiríamos
vós construiríeis
eles construiriam

Subjuntivo

Presente 


eu construa
tu construas
ele construa
nós construamos
vós construais
eles construam

Pretérito Imperfeito 

eu construísse
tu construísses
ele construísse
nós construíssemos
vós construísseis
eles construíssem

Futuro 

eu construir
tu construíres
ele construir
nós construirmos
vós construirdes
eles construírem

Imperativo 

Afirmativo

constrói 
construi
tu
construa ele
construamos nós
construí vós
construam eles

Negativo

não construas
tu
não construa
ele
não construamos 
nós
não construais 
vós
não construam 
eles

Infinitivo Pessoal 

eu construir
tu construíres
ele construir
nós construirmos
vós construirdes
eles construírem

Gerúndio 

construindo

Particípio
 


construído

Nenhum comentário:

Postar um comentário