A polissemia diz respeito às várias significações de uma palavra, e esta costuma apresentar a mesma grafia e o mesmo som. Para entender melhor o que isso significa, veja estes exemplos:
Quando você fala "a rosa perfumou minha sala", refere-se à bela flor da roseira. No entanto, o sentido da palavra "rosa" muda completamente em: Rosa é uma menina muito inteligente. Aqui, nitidamente, Rosa é uma pessoa. Em outro caso, "pintei a parede de rosa", rosa é a cor da tinta.
Conseguiu perceber como uma mesma palavra pode apresentar várias significações? Rosa é um claro exemplo de palavra polissêmica. Não apenas ela, mas, em nossa língua portuguesa, encontramos outros exemplos interessantíssimos de polissemia. Acompanhe outros:
Se estou fazendo um bico para sobreviver, não significa que é o mesmo bico que há em uma ave. O gato feito na energia elétrica não é o mesmo gato que temos por animal de estimação, muito menos o gato da revista ou da televisão, como as meninas chamam.
A manga da blusa também não é a mesma manga que compramos no mercado, a deliciosa fruta. Muito menos a mala de viagem é aquela amiga mala (inconveniente) que costuma pegar no nosso pé! Fácil de entender, não é mesmo?
Esse tipo de análise feita na língua está ligada à semântica, que tem por objetivo estudar os diferentes significados que a palavra apresenta de acordo com o contexto em que ela está inserida. Esse estudo é muito importante e facilita a compreensão da nossa leitura. Portanto, fique sempre atento às palavras polissêmicas que aparecerem em seu caminho!
Gostou da dica de hoje? Então não deixei de ler também o nosso artigo sobre migrante, emigrante e imigrante para saber a diferença entre cada um deles! Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário